OFICINA SOCIAL DE TEATRO
ost-curso-de-teatro-em-niteroi
“Inscrições
“Inscrições

MANUAL DO ALUNO


OFICINA SOCIAL DE TEATRO (OST)

Prezado aluno, o MANUAL DA OFICINA SOCIAL DE TEATRO (OST) é um instrumento para que você, aluno, possa obter informações e orientações durante a sua permanência na OST. Através da sua leitura, você toma conhecimento sobre normas, regulamentos, diretrizes e prazos a serem respeitados no cumprimento de suas atividades. Portanto, o MANUAL DA OFICINA SOCIAL DE TEATRO (OST) é de significativa importância para que juntos possamos alcançar objetivos comuns.

OST – Filosofia de trabalho

A Oficina Social de Teatro (OST) é uma instituição de ensino que desde o ano de 2000 atua no segmento artístico e de produção cultural.

MISSÃO: Ser um projeto educacional e artístico de excelência, que promove o estudo, a prática e a difusão das artes cênicas com fins de habilitar pessoas a desenvolverem seu potencial pleno de comunicação interpessoal e preparar parte delas para o mercado profissional.

OBJETIVOS: ministrar o ensino do teatro para a formação de cidadãos mais completos e capacitados para o mercado de trabalho e para a vida; oferecer práticas para o aperfeiçoamento das técnicas teatrais para pessoas interessadas em seguir a carreira de ator.


Estrutura administrativa

Gestão Cultural, Artística e Pedagógica / Direção de Produção: José Geraldo Demezio

Gestão financeira e administrativa / Secretaria: Isadora Demezio

Comunicação: Danuza Formentini.
Assistência Geral: Rafael Lima

Corpo docente: Erika Ferreira, Amaury Lorenzo, José Geraldo Demezio, Reinaldo Dutra, Tom Marinho, Farley Matos, Victor Araújo.

Sobre os cursos

1 – Curso de Formação de Atores: Para quem deseja se profissionalizar em teatro.

Duração: 24 meses; em média 288 horas/aula.

2 – Iniciação ao Teatro: Para quem deseja desenvolver sua comunicação, bem como diminuir sua timidez e/ou iniciar no teatro com vias à profissionalização. Duração: 12 meses; em média 144 horas/aula.

3 – Oficinas Livres de Teatro e afins: Para quem deseja conhecer a OST e o universo das artes cênicas. Duração: em média 8 aulas com 3 horas de duração cada = 24 horas/aula.

Registro Profissional de Ator

O aluno matriculado no Curso de Formação de Atores, aprovado em todas as disciplinas e em dia com as mensalidades, ao final do mesmo, poderá retirar na secretaria da OST, após 45 (quarenta e cinco) dias de término do curso, seu Certificado de Conclusão de Curso. Em posse desse documento, mais os materiais (fotos e programas) das apresentações, o aluno poderá dar entrada em seu portfólio para obtenção de Registro Profissional de Ator junto ao SATED/RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio de Janeiro). Esse procedimento é de inteira responsabilidade do aluno, não cabendo à OST nenhuma participação no processo.

Matrícula

A Oficina Social de Teatro (OST) disponibiliza em suas redes de comunicação os períodos para matrícula de novos alunos e reingresso de alunos anteriormente matriculados, que estejam trancados ou que já tenham finalizado, mas que desejem retornar.
Os alunos que, ao final do Curso de Iniciação ao Teatro, desejarem migrar para o Curso de Formação de Atores deverão realizar rematrícula e assinar um termo de aditivo contratual que será anexado ao contrato de prestação de serviços assinado quando de seu ingresso na instituição.

Os alunos inscritos nas Oficinas Livres de Teatro e afins poderão solicitar matrícula no Curso de Iniciação ao Teatro ou no Curso de Formação de Atores, caso seja de seu interesse.

Cabe ao aluno manter seus contatos (e-mail, telefones, endereço, redes sociais) sempre atualizados para que a equipe possa fazer o envio periódico de informativos importantes.
As matrículas só poderão ser feitas nos períodos estipulados pela Equipe da OST. O ato da rematrícula só poderá ser celebrado caso o aluno tenha cumprido os itens do contrato assinado no ato da inscrição. Caso não renove sua matrícula, o aluno não terá sua vaga garantida.

Trancamento de matrícula

É permitido ao aluno efetuar trancamento por até 6 (seis) meses, em até 15 dias corridos após o primeiro dia de aula no curso contratado (ou módulo de realização), desde que o mesmo seja feito junto à Coordenação do Curso (através do e-mail [email protected]) e desde que não existam mensalidades em aberto.
Caso o trancamento não seja solicitado no período estipulado, deverá ocorrer rescisão contratual de acordo com informações contidas no contrato assinado. Todos os valores pagos, até então, não serão devolvidos, bem como os valores pendentes, referentes aos meses que ainda lhe faltarem cursar, serão analisados segundo o que consta em seu contrato de prestação de serviços assinado quando do seu ingresso na instituição.

Reingresso

O reingresso no curso será feito mediante solicitação à Equipe da OST, obedecendo ao calendário de matrícula da instituição.


Cancelamento de matrícula


Perda de vínculo com a OST.

O cancelamento se dá das seguintes formas: iniciativa do aluno a partir de solicitação feita por requerimento; e abandono mediante não pagamento de mensalidades ou número mínimo de 5 (cinco) faltas sequenciais. Nesses casos, será feita a rescisão contratual de acordo com o contrato de prestação de serviços assinado.

Informações importantes

A – Calendário: Nele, o aluno encontra informações sobre recessos, períodos de apresentações e outras informações referentes à OST. O calendário é disponibilizado nos canais de comunicação da OST e pode ser alterado pela instituição, sendo a comunicação realizada através dos mesmos.

B – Práticas extra curriculares supervisionadas: Visam o aprimoramento e treinamento do aluno. Podem ser feitas nas turmas do curso ou em alguma outra atividade cultural realizada pela OST. A prática é direcionada aos alunos das turmas e é baseada no rendimento de cada um deles durante sua permanência nas aulas.

C – Práticas de montagem: Elaboração e desenvolvimento de projeto de montagem de espetáculo com supervisão e direção do docente da turma. As práticas de montagem têm data de início pré-determinadas para as turmas.

D – Diário de classe: Pelo diário de classe o docente da turma faz o registro de frequências e atrasos dos alunos.

Os espaços de aula estarão disponíveis para entrada dos alunos 15 minutos antes do horário de início das aulas. Será dada uma tolerância de quinze minutos de atraso para a entrada nos espaços de aula. Após esse período, só será permitida a entrada do aluno no intervalo da aula ou quando o docente achar mais conveniente. As horas perdidas serão devidamente contabilizadas.

E – Avaliação de aproveitamento (Bancas): O rendimento de cada aluno é feito pelo docente da turma abrangendo aspectos como: assiduidade, pontualidade, participação, empenho, disciplina e atuação. As avaliações não são eliminatórias, mas são de grande importância, pois o aluno poderá, através dela, analisar seu desempenho durante o processo de curso. Os resultados serão discutidos com o aluno e, em alguns casos, junto com a turma da qual o aluno faça parte. As bancas normalmente acontecem quando o aluno ingressa no segundo ano de curso (Formação de Atores).

F – Bolsa OST: Bolsas integrais e/ou parciais poderão ser oferecidas ao início de cada nova turma, à critério da OST (semestralmente a OST informa se irá ou não conceder bolsas para determinado período temporal). Considerar-se-á a situação financeira do aluno. O benefício dessa bolsa corresponde a um valor de desconto que incidirá na mensalidade do aluno. Além do processo de concessão de bolsas, o aluno poderá obter uma bolsa social
através de convênios estabelecidos pela OST (as bolsas sociais só serão oferecidas mediante convênio formalizado entre OST e instituição cedente, que se responsabilizará por quitar mensalmente o valor da mensalidade do aluno beneficiado). A contrapartida do benefício, para qualquer um dos casos, será a prestação de serviço à OST, do tipo monitoria, e/ou suas parcerias, que o aluno se compromete a realizar e que será proporcional ao benefício concedido.

Os alunos bolsistas poderão participar da Equipe de Assistência de Produção das apresentações de outras turmas ou de outros serviços prestados pela OST à terceiros, sendo o calendário decidido em comum acordo entre a instituição e o aluno.
O benefício da bolsa será inicialmente concedido por seis meses, podendo ser renovado enquanto durar o curso, mediante avaliação semestral. O benefício poderá ser revogado a qualquer tempo caso seja constatada pela instituição a má utilização do benefício (faltas em excesso, baixa participação nas aulas, atrasos, entre outros) ou inverdade dos dados passados à OST no ato da solicitação da bolsa.

G – Atores ou ex-alunos formados convidados: O docente poderá, na época da Prática de Montagem, convidar atores ou ex-alunos formados para participarem dos espetáculos.
Esses atores ou ex-alunos formados estarão prestando um benefício aos outros alunos. Os atores ou ex-alunos formados não pagarão mensalidades e não serão remunerados; apenas precisarão, como os outros alunos, pagar a taxa de montagem referente à realização do espetáculo final da turma.

H – Certificação: Para que o aluno possa receber seu Certificado de Conclusão de Curso é necessário que ele tenha cumprido, no mínimo, 75% da carga horária total do curso.
Lembramos que, caso o aluno possua cinco faltas consecutivas sem justificativa (as justificativas deverão ser encaminhadas à coordenação do curso por e-mail e aprovadas), sua matrícula será automaticamente cancelada.

Importante: Todos os alunos matriculados nos cursos deverão, quando solicitados, assinar um Termo de Uso de Imagem e Voz, que servirá para comprovar sua autorização no uso de sua imagem e voz para fins de divulgação das aulas e espetáculos pela instituição; além de outras documentações que serão necessárias na época de produção das práticas de
montagem. Atualmente, esse termo está contido no contrato de prestação de serviços assinado pelo aluno quando de seu ingresso na instituição.

Direitos e deveres

A – Direitos: Receber o ensino referente ao curso em que estiver matriculado, eleger representantes de turma, participar das atividades realizadas pela OST, propor realização de atividades ligadas aos interesses do curso (que deverão ser previamente aprovadas pela instituição).

B – Deveres: Participar das aulas com assiduidade e aproveitamento, cumprir os horários e prazos determinados, abster-se de toda manifestação, propaganda ou prática que importe em desrespeito às normas da OST, efetuar pontualmente os pagamentos das mensalidades e taxas.

Espaço OST

A Oficina Social de Teatro (OST) está sediada na Rua Saldanha Marinho, 14, Centro, Niterói. O Espaço possui 3 (três) andares.

A OST possui salas próprias (salas 1, 2 e 3) para a prática de exercícios teatrais e ensaios, bem como bebedouro e dois banheiros. Há também uma cantina, uma secretaria e uma recepção.

A divisão das turmas entre os espaços de aula é feita pela administração do curso e repassada aos alunos no período das aulas.

O fato de um aluno iniciar o curso em um espaço não significa que este será o mesmo durante todo o período contratado.

Os espaços de aula são entregues aos alunos varridos e limpos. Cabe ao grupo cuidar do seu ambiente de aprendizado, utilizando as lixeiras e sempre deixando o ambiente da maneira que o encontraram. É parte do aprendizado do ator cuidar do espaço em que trabalha. Quaisquer danos ao patrimônio da OST deverão ser ressarcidos pelos responsáveis.

Programação das Aulas

Todas as aulas ministradas pelo corpo docente da Oficina Social de Teatro (OST) são planejadas, em conjunto, pela Coordenação Pedagógica e por cada professor, levando em consideração as especificidades de cada grupo de trabalho.

A OST divulga em seus meios de comunicação, a todos os alunos, o calendário anual de curso, levando em consideração datas comemorativas e feriados. Não obstante, existem imprevistos que podem impedir a realização de uma aula. Nesses casos, a OST avaliará a possibilidade de reposição e entrará em contato com o grupo informando sobre o
cancelamento e agendamento da reposição, levando em consideração a disponibilidade do professor e do grupo, uma data ou um período para a reposição. A OFICINA SOCIAL DE TEATRO não se responsabiliza pela interrupção dos serviços em casos de falta de fornecimento de energia elétrica, ou água, ou de qualquer ação de terceiros que impeçam
a prestação de serviço resultante de caso fortuito ou de força maior relacionados no Código Civil Brasileiro.


Comunicação com a OST

Sabendo da importância da comunicação com o aluno, a Oficina Social de Teatro (OST) disponibiliza diversas formas para contato com a instituição e da instituição para com o aluno. São eles:

Para que você possa entrar em contato com a OST:
E-mail: [email protected]
Site: www.ofsocialdeteatro.com
Facebook: facebook.com/galeradaost
Instagram: @oficinasocialdeteatro

Funpage: facebook.com/oficinasocialdeteatro
Telefone: (21) 2721-0468 / (21) 98724-0468 (whatsapp)
Atendimento presencial: agendar via e-mail ou por telefone.

Para que a OST possa entrar em contato com você é necessário que você tenha os seguintes dados atualizados: nome completo, endereço completo (incluindo bairro, cidade e CEP), e-mail, telefone fixo e telefone celular (informar operadora).

Caso você tenha mudado qualquer uma dessas informações, atualize seu cadastro por e-mail ou por telefone.

Lembramos que excelência significa alta qualidade na prestação de serviços e satisfação do cliente. E, para que possamos melhorar, sua opinião é fundamental. Somente através da comunicação e do respeito é possível crescer.
Esperamos que você tenha um ótimo período de curso na OST.

Abraços,
Equipe OST

face2 face2
Scroll To Top