OFICINA SOCIAL DE TEATRO
ost-curso-de-teatro-em-niteroi
“Inscrições
“Inscrições

Formação de Atores

SOBRE O CURSO

O curso de Formação de Atores da OST vem ao encontro dos anseios de muitos jovens e adultos que buscam um curso de qualidade e que lhes permita adquirir seu registro profissional de ator junto ao Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated/RJ). Com 20 anos de experiência e uma equipe altamente qualificada, a OST está equipada para te ajudar neste importante passo rumo à profissionalização. 

 

 

BENEFÍCIOS:

  • Curso com qualidade reconhecida; 20 anos de mercado!
  • Professores altamente qualificados;
  • Vivência do ofício de ser ator;
  • Material suficiente para dar entrada no Registro Profissional (DRT), como programas de peças, fotos profissionais, cartazes e assessoria de imprensa;
  • Conhecimento teórico;
  • Experiências práticas (4 espetáculos em teatros durante o curso e possibilidade de mini-temporadas);
  • Simulação de teste de elenco.

Faixa-etária: a partir de 16 anos de idade.

 

HORÁRIOS:

Terça-feira das 18h30 às 21h30
Quarta-feira das 15h às 18h
Sábado das 9h às 12h
INÍCIO EM OUTUBRO

 

 

Curso de Preparação / Formação de Atores da OST é dividido em quatro módulos com duração de 6 meses cada. O formato do Curso de Preparação / Formação de Atores da OST busca o máximo de flexibilização curricular possível durante os 4 semestres de realização. Essa escolha se deve aos avanços que periodicamente o setor vivencia. Dessa maneira, o aluno, na época em que estiver matriculado na instituição, terá acesso à conteúdos que sejam pertinentes com o que é importante para o setor e para seu desenvolvimento como artista cênico.

Com a flexibilização curricular os módulos de aprendizagem são periodicamente revisitados, o que aprimora ainda mais o diálogo da estrutura do curso com a produção do conhecimento em geral e os pertinentes com as artes cênicas, e de acordo com os projetos de ensino e pesquisa desenvolvidos dentro do setor. Isso significa que os módulos programáticos poderão sofrer modificações, segundo a equipe de professores e coordenação pedagógica do curso, sempre que se faça necessário.

 

Desenho curricular do Curso de Preparação / Formação de Atores da OST

ESTRUTURA

O curso é dividido em quatro módulos que são consecutivos. Os módulos são núcleos de conhecimento desenvolvidos a partir de certos eixos ou níveis.

INICIAÇÃO AO TEATRO (72 HORAS) 

O aluno cursará 72 horas em atividades introdutórias de práticas interpretativas, criação e estruturação teatrais.

Introdução à prática de atuação: jogos teatrais, improvisação cênica, fundamentos da interpretação cênica, princípios da expressão corporal, princípios da voz em cena.

Prática de montagem.

BÁSICO EM TEATRO  

Com 72 horas de realizações previstas para serem desenvolvidas em seis meses.

Práticas de Atuação: improvisação cênica, interpretação cênica, expressão corporal, voz.

Fundamentação sócio-cultural: História do teatro e do espetáculo, Teatro e cultura, estética da cena.

Prática de montagem.

LABORATÓRIO I  

Com 72 horas de realizações previstas para serem desenvolvidas em seis meses.

Introdução a criação teatral e sua estruturação: Musicalidade e ritmo cênico, Dança, Cenografia e indumentária, Introdução à dramaturgia.

Prática de montagem.

Optativa: Estágio supervisionado.

LABORATÓRIO II  

Com 72 horas de realizações previstas para serem desenvolvidas em seis meses.

Laboratório de escrita cênica e montagem teatral: teatro e cultura popular, crítica teatral, ética, dramaturgia, direção teatral. Prática de montagem. Optativa: Estágio supervisionado.

Observação: No Curso de Preparação / Formação de Atores é obrigatória a participação em bancas de avaliação não eliminatórias que ocorrem entre os módulos II e III, e III e IV. Por intermédio dessas bancas o aluno irá ser analisado em seus progressos funcionais. A não participação em algumas das bancas, durante seu processo preparatório e formativo, inviabiliza sua conclusão do curso. Cada módulo do curso é subdividido em unidades programáticas que serão desenvolvidas pelo colaborador responsável pela aplicação dos conteúdos. O número de unidades pode variar de módulo para módulo. O aluno para se formar precisa ter passado por todos os módulos e ter vivenciando todas as unidades programáticas. A unidade programática “Prática de Montagem” é comum aos quatro módulos e o aluno só se formará se tiver passado por todas as Práticas de Montagem realizadas nos quatro módulos de participação.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA:
· Cópia de identidade;
· Cópia do CPF;
· 2 fotos 3×4;
· Comprovante de residência.
OBS.: Menores de idade devem se inscrever na presença do responsável com a documentação deste (ID, CPF e comp. res. + identidade ou certidão de nascimento do menor + 2 fotos 3×4 do menor.

A MATRÍCULA SÓ ESTARÁ EFETIVADA APÓS A ENTREGA/ENVIO DE TODA A DOCUMENTAÇÃO E O PAGAMENTO DA TAXA DA MATRÍCULA.
A PRIMEIRA MENSALIDADE SERÁ COBRADA NO PRIMEIRO DIA DE AULA. A PARTIR DO SEGUNDO MÊS DE AULAS, AS MENSALIDADES VENCERÃO SEMPRE VIA BOLETO BANCÁRIO E PAGAMENTOS EFETUADOS ATÉ A DATA DO VENCIMENTO TERÃO DESCONTO.

 

 

 

face2 face2 face2
Scroll To Top
Open chat