OFICINA SOCIAL DE TEATRO
ost-curso-de-teatro-em-niteroi
“Inscrições
“Inscrições

JOSÉ GERALDO DEMEZIO

 

 

Diretor geral e professor da Oficina Social de Teatro

José Geraldo Demezio é empreendedor cultural desde o ano de 2000, quando criou a Oficina Social Produções Artísticas, produtora cultural responsável pela administração da Oficina Social de Teatro (OST). No setor administrativo, José Geraldo, além de pós graduado em Gestão de Negócios pelo Centro Universitário Plínio Leite, também tem habilitação em Gestão de Inovação pelo Instituto Gênesis da PUC Rio.

Sua formação em artes cênicas se deu pelo Curso Técnico de Formação de Atores realizado na década de 90 na Universidade Federal Fluminense (UFF) e CAL (Casa de Artes de Laranjeiras). Posteriormente, para poder lecionar e dirigir espetáculos, pós graduou em Artes Cênicas pela Universidade Estácio de Sá. José Geraldo também é formado em Letras (Português e Literatura Brasileira).

Como professor e diretor de teatro, atua plenamente junto à Oficina Social de Teatro desde sua inaguração e já foi responsável por ministrar aulas e administrar o setor de realização de eventos artísticos e culturais do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro junto à Rede Globo de Televisão. Também foi professor de Voz, Interpretação e Corpo da Spectaculu, Escola de Arte e Tecnologia, administrada pelo cenógrafo Gringo Cardia e a atriz Marisa Orth.

José Geraldo já desenvolveu oficinas de teatro para projetos como o de pós gradução em psicologia da Universidade Federal Fluminense e para o Instituto de Letras da mesma universidade, através do III Encontro Internacional de Fitologia organizado pela instituição. Pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, participou do V Congresso de Letras apresentando o minicurso Uma leitura performancial, levando a estudantes e professores da instituição a importância de usar as ferramentas do teatro para efetivação de leituras mais eficientes. Periodicamente, tem oferecido treinamentos para funcionários de empresas fazendo uso dos jogos teatrais.

Em seu currículo constam mais de 50 espetáculos teatrais dirigidos. Dentre eles, alguns profissionais, como Desamparo, que foi apresentado no Teatro Municipal de Niterói, bem como muito outros que fizeram grande sucesso: Favela, apresentado no teatro da UFF, em Niterói, e O mundo é uma bola, espetáculo de sucesso que o fez viajar à Angola para colaborar na construção de um projeto social nos moldes do Criança Esperança.

Atualmente, José Geraldo vem expandindo cada vez mais a administração e produções artísticas realizadas pela Oficina Social Produções Artísticas, oferecendo regularmente atividades para instituições como Aquario (Aquário do Rio de Janeiro), Hospital e Maternidade São Francisco, Colégio Plínio Leite, Fundação de Artes de Niterói, Secretaria de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. Além disso, está em fase de finalização a criação do Núcleo de Audiovisual da produtora, além da ampliação das ações na sede da produtora com a criação do Núcleo Integrado de Ações para o Bem Estar Social e o Núcleo de Teatro para Infância e Adolescência.

 

Alguns espetáculos que dirigiu pela OST:

Mais espetáculos no Canal do Galera da OST:

acesse

face2
Scroll To Top