OFICINA SOCIAL DE TEATRO
ost-curso-de-teatro-em-niteroi
“Inscrições
“Inscrições

LABORATÓRIO AVANÇADO – MONÓLOGOS

O curso “MONÓLOGOS”, oferecido como laboratório avançado a ser realizado pela Oficina Social de Teatro, é uma iniciativa para quem já tem alguma experiência em teatro e já cumpriu uma carga horária mínima de participação em aulas de teatro.

O propósito principal do curso é discutir a origem e importância da cena teatral individual, além de algumas de suas variações no decorrer da história. Através desse estudo busca-se compreender quais vertentes contemporâneas dialogam com esse formato e qual a sua importância na formação do ator e sua aplicabilidade no mercado de trabalho.

Desde a análise teórica de cenas individuais, no campo do drama e da comédia, passando pela realização de atividades práticas que possibilitem a discussão sobre os elementos técnicos que colaboram com a execução de tais cenas, e o estudo de casos, na contemporaneidade, de artistas que se dedicaram ou se dedicam ao uso eficiente de tais recursos, o curso é uma excelente oportunidade para quem visa compreender melhor o uso de tais ferramentas, bem como utilizá-las como recurso no campo prático de realizações.

 

ANJA BITTENCOURT ARTISTA CONFIRMADA LABORATÓRIO AVANÇADO – MONÓLOGOS 🤩 Anja Bittencourt é atriz, diretora e professora de teatro. Com licenciatura em História pela UFF, pós graduação em Gestão da Cultura pela UNESA e Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV, sempre manteve suas atividades em grande atividade. Foi coordenadora de pós em Artes Cênicas e do curso de cinema da Estácio e professora da licenciatura em teatro na mesma instituição. Como atriz pode ser vista na TV, cinema, internet e nos palcos.

FÁBIO DE LUCA ARTISTA CONFIRMADO LABORATÓRIO AVANÇADO – MONÓLOGOS 🤩 Fábio de Luca possui uma longa carreira como ator e comediante. No ano de 2013 iniciou sua carreira na comédia participando do Prêmio Multishow de Humor, no Multishow e no canal Parafernalha, no Youtube. Desde de então já atuou em seis longas-metragens, sendo o mais recente o filme Juntos e Enrolados, em 2020. Na televisão já são mais de vinte participações em programas como “To de Graça”, Filhos da Pátria’, “Greg News”, “A Vila” entre outros. Fora da comédia também participou de séries como “Pico da Neblina”, “Sob Pressão” e “Um contra Todos”.

ALEXANDRE LINO ARTISTA CONFIRMADO LABORATÓRIO AVANÇADO – MONÓLOGOS 🤩 Alexandre Lino é ator, produtor e diretor. Um dos nomes de maior empreendedorismo nas artes cariocas. É fundador da Documental Cia, que tem em seu repertório os sucessos de crítica e público Domésticas (2012), O Pastor (2013), Acabou o Pó (2014), Nordestinos (2015), Volúpia da Cegueira (2016), Lady Christiny (2016), O Porteiro (2017) e O Substituto (2019). Por sua atuação em Domésticas foi indicado ao Prêmio Ítalo Rossi na quarta edição da FITA. É protagonista do celebrado documentário cênico O Pastor, que figurou no ranking das melhores peças da revista Veja Rio, O Globo Indica e foi indicado ao prêmio Botequim Cultural na categoria Melhor Ator. Em 2015, idealizou o projeto trasmidiático (peça, livro e filme) e atuou no espetáculo Nordestinos, vencedor do Pitching do Tempo Festival. Por sua atuação em O Substituto, recebeu crítica arrebatadora do jornal Estado de São Paulo por Rodrigo Fonseca e figurou na lista das melhores atuações de 2019 pelo mesmo jornal. Dirigiu Volúpia da Cegueira (2016), Eles Eram Muitos Cavalos (2017), com texto baseado no premiado livro homônimo de Luiz Ruffato, Cafona Sim, e Daí? (2018) e o Projeto Música Clássica no Teatro para Toda a Família, que em 2018 figurou entre os melhores projetos do ano pelo Jornal do Brasil. Atualmente é contratado da RecordTv e está no elenco da novela AMOR SEM IGUAL.

 

**Consulte promoções para pagamento à vista, pelo WhatsApp 21 98724-0468**

Ensino híbrido: remoto e presencial

Investimento para ex-alunos da OST ou alunos de outras escolas (mediante apresentação de comprovação): Valor da mensalidade até a data de vencimento: R$145 / Valor da mensalidade após o vencimento: R$245

Certificação no final do curso (com registro de carga horária e comprovações destacadas na mídia em geral)

Montagem final em palco ou audiovisual

Horário: sábados, das 9 às 12h | Carga horária total: 70 horas | Pré-requisito: 80h/aula

Duração: agosto a janeiro/2021

 

EMENTA – MONÓLOGOS

  1. O MONÓLOGO

A.1) O monólogo em si

Recitação

O discurso / Oratória

O monólogo na literatura de ficção do século XX

 

A.2) O monólogo no drama:

Monólogo trágico

Monólogo realista

 

A.3) O monólogo na comédia:

Monólogo cômico: do palco aos programas de entretenimento. Stand UpComedy

 

  1. A CENA TEATRAL ENTRE DOIS ATORES

 

B.1) Diálogo no drama:

Diálogo trágico

Diálogo realista

 

B.2) Improviso na comicidade: imitação e originalidade

 

  1. NOVAS TENDÊNCIAS CÊNICAS NA CONTEMPORANEIDADE

 

C.10) Cases de sucesso no universo da cena individual para teatro e TV: Porta dos Fundos, Parafernalha, Bruno Mazzeo, Tatá Werneck, Luís Miranda, Fábio Porchat, Fábio de Luca, Rafael Portugal, Ingrid Guimarães, Gregório Duvivier, Paulo Gustavo, Samanta Schmutz, Marcelo Adnet, Marcelo Tas, Alexandre Lino.

 

CURRÍCULO DO MINISTRANTE:

José Geraldo Demezio é empreendedor cultural desde o ano de 2000, quando criou a Oficina Social Produções Artísticas, produtora cultural responsável pela administração da Oficina Social de Teatro (OST). No setor administrativo, José Geraldo, além de pós graduado em Gestão de Negócios pelo Centro Universitário Plínio Leite, também tem habilitação em Gestão de Inovação pelo Instituto Gênesis da PUC Rio.

Sua formação em artes cênicas se deu pelo Curso Técnico de Formação de Atores realizado na década de 90 na Universidade Federal Fluminense (UFF) e CAL (Casa de Artes de Laranjeiras). Posteriormente, para poder lecionar e dirigir espetáculos, pós graduou em Artes Cênicas pela Universidade Estácio de Sá. José Geraldo também é formado em Letras (Português e Literatura Brasileira).

Como professor e diretor de teatro, atua plenamente junto à Oficina Social de Teatro desde sua inauguração e já foi responsável por ministrar aulas e administrar o setor de realização de eventos artísticos e culturais do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro junto à Rede Globo de Televisão. Também foi professor de Voz, Interpretação e Corpo da Spectaculu, Escola de Arte e Tecnologia, administrada pelo cenógrafo Gringo Cardia e a atriz Marisa Orth.

José Geraldo já desenvolveu oficinas de teatro para projetos como o de pós gradução em psicologia da Universidade Federal Fluminense e para o Instituto de Letras da mesma universidade, através do III Encontro Internacional de Fitologia organizado pela instituição. Pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, participou do V Congresso de Letras apresentando o minicurso Uma leitura performancial, levando a estudantes e professores da instituição a importância de usar as ferramentas do teatro para efetivação de leituras mais eficientes. Periodicamente, tem oferecido treinamentos para funcionários de empresas fazendo uso dos jogos teatrais.

Em seu currículo constam mais de 50 espetáculos teatrais dirigidos. Dentre eles, alguns profissionais, como Desamparo, que foi apresentado no Teatro Municipal de Niterói, bem como muito outros que fizeram grande sucesso: Favela, apresentado no teatro da UFF, em Niterói, e O mundo é uma bola, espetáculo de sucesso que o fez viajar à Angola para colaborar na construção de um projeto social nos moldes do Criança Esperança.

Atualmente, José Geraldo vem expandindo cada vez mais a administração e produções artísticas realizadas pela Oficina Social Produções Artísticas, oferecendo regularmente atividades para instituições como Aquario (Aquário do Rio de Janeiro), Hospital e Maternidade São Francisco, Colégio Plínio Leite, Fundação de Artes de Niterói, Secretaria de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. Além disso, está em fase de finalização a criação do Núcleo de Audiovisual da produtora, além da ampliação das ações na sede da produtora com a criação do Núcleo Integrado de Ações para o Bem Estar Social e o Núcleo de Teatro para Infância e Adolescência.

SOLICITE A FICHA DE INSCRIÇÃO PELO WhatsApp 21 98724-0468

AGENDE SUA PRESENÇA NA AULA INAUGURAL PELO WhatsApp 21 98724-0468

Tire sua dúvida aqui

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com (*) *

*

face2 face2 face2
Scroll To Top
Open chat